Salve Saúde alerta para os perigos do excesso de sal

Informações estão disponíveis para consulta na Cartilha da Boa Alimentação, elaborada pela Associação Brasileira das Mulheres Médicas, seção São Paulo (ABMM-SP)

 

Único site do Brasil feito totalmente por médicos, com informações de todas as áreas da medicina, oWWW.salvesaude.com.br acaba de disponibilizar para consulta a Cartilha da Boa Alimentação. A publicação traz dicas simples e da maior importância sobre os riscos à saúde do excesso de sal.

 

Editada pela Associação Brasileira das Mulheres Médicas, seção São Paulo (ABMM-SP), com o apoio da Associação Paulista de Medicina e da Secretaria do Estado da Saúde, a cartilha mostra em detalhes porque o Cloreto de Sódio, o famoso “sal de cozinha”, largamente utilizado na alimentação humana, é um grande vilão para os brasileiros. Hoje, no país, o consumo médio é de 13g/dia, mais que o dobro da quantidade indicada de 6g/dia, segundo a dra. Ivone Meinão, vice-presidente da ABMM-SP.

 

“Devido ao seu grande poder de conservação, atualmente a maioria dos alimentos industrializados como os embutidos, salgadinhos, biscoitos e refrigerantes, por exemplo, possuem um alto teor de sódio em suas composições, assim, é de suma importância que as pessoas verifiquem essa dosagem antes do consumo,” alerta a médica.

 

O principal problema acarretado pelo consumo excessivo é a hipertensão arterial, caracterizada pela elevação da pressão arterial associada a alterações no metabolismo do organismo, nos hormônios produzidos nos rins e nas musculaturas cardíaca e vascular. A hipertensão arterial pode trazer complicações como insuficiência cardíaca e renal, enfarte e derrame.

 

Entretanto, a escassez de sódio no organismo também pode ser prejudicial e provocar a hiponatremia, que é a baixa concentração da substância no plasma sanguíneo, porém este risco só ocorre em situações de desidratação profunda,ou em casos de doenças prévias que favoreçam a perda de sódio.

 

“O mais adequado é que as pessoas façam uma reeducação alimentar, diminuindo a quantidade de sal e não vetá-lo completamente no dia a dia,” pondera dra. Ivone.

 

Para mais dicas e informações, confira a “Cartilha da Boa Alimentação” no portal do Salve Saúde:www.salvesaude.com.br

 

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