Estudo sueco revela que amamentação baixa ansiedade nas crianças
Estudo de investigadores do Instituto Karolinska de Estocolmo revela que os bebés que foram amamentados com leite materno lidam melhor com o stress durante a sua vida do que os alimentados com biberão.
Os investigadores estudaram um grupo de nove mil crianças para estabelecer se as que foram amamentados eram ou não emocionalmente mais resistentes, utilizando como "factor padrão" de stress a separação ou divórcio dos pais, encarada pelos especialistas como uma das piores situações com que as crianças se podem confrontar.
O estudo concluiu que as crianças que foram amamentadas estavam melhor preparadas para lidar com este problema do que as outras, demonstrando ser "significantemente menos ansiosas".
Em caso de divórcio ou separação dos pais, as crianças alimentadas ao peito tinham probabilidades de serem quase duas vezes mais agitadas do que aquelas cujos pais permaneciam juntos. No caso das outras crianças, as probabilidades de ficarem agitadas em caso de divórcio dos pais, comparando com aquelas cujos pais permaneciam casados, subia para nove.
Os investigadores estimam que as crianças amamentadas sejam dez por cento menos "stressadas" do que as alimentadas com biberão.
Os cientistas descobriram que a amamentação é benéfica mesmo no caso de serem mães jovens ou depressivas e serem oriundas de classe sócio-económica baixa, padrões relacionados aos níveis mais altos de ansiedade.
Os benefícios da amamentação no stress verificaram-se mesmo quando as mães amamentaram apenas algumas semanas.
"Estas crianças eram ainda demasiado novas para estarem expostas a alto s níveis de stress e, em teoria, se não experimentassem a separação ou o divórcio, todas teriam níveis similares de ansiedade, mas as crianças amamentadas tinha m reservas de resistência escondidas", referiu Scott Montgomery, o epidemiologista que conduziu a pesquisa.
A OMS considera que o tempo ideal de duração de aleitamento materno são seis meses e que este alimento é, em termos nutricionais, o mais completo que o bebé pode receber no início da vida, existindo também benefícios psicológicos para a mãe associados ao dar de mamar.
Fonte Site Ordem dos Médicos e Dentistas
Autor:
ABCD Brasil - Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas - Rua Humaitá, 389 - Bela Vista - CEP - 01321-010 - São Paulo - SP
Fone: 5511 3242-0955 - E-mail: abcd@abcdbrasil.org.br
® Copyright ABCD Brasil 2010. Todos os direitos reservados.